Saiba sobre doença cardíaca em seu pet!

curiosidade

 DOENÇAS CARDÍACAS EM CÃES E GATOS

  • Como nós seres humanos, nossos animais de estimação também podem ter doenças no coração, principalmente hoje em dia em que eles estão vivendo em média cada vez mais devido aos avanços da medicina veterinária em relação a cuidados preventivos e intervenções especializadas nas mais diversas doenças que acometem nossos pets.
  • Com o aumento da expectativa de vida também aparecem com maior frequência as doenças senis relacionadas ao desgaste do corpo como um todo, e o coração é um órgão que sofre alterações na sua anatomia e função devido ao desgaste de uma vida longa.
  • Alguns animais começam a apresentar sintomas de insuficiência cardíaca que por muitas vezes, aos olhos do proprietário passam desapercebido. Como por exemplo tosse seca, cansaço excessivo ao se exercitar, língua arroxeada, prostração, perda de peso e até falta de ar.
  • Esses sintomas muitas vezes progridem de forma lenta até se tornarem um incômodo para o animal e para o proprietário que então procura auxílio de um médico veterinário.
  • Hoje em dia com os avanços da medicina veterinária é possível detectar exatamente qual alteração cardíaca e que doença que o animal está desenvolvendo através de exames complementares como o raio x de tórax, o ecocardiograma, eletrocardiograma, mensuração de pressão arterial, entre outros.
  • Se você tem um animal de estimação com idade avançada e nota que ele apresenta algum desses sintomas ou outros (desmaio, convulsão, etc), procure seu médico veterinário para que ele possa avaliar a necessidade de fazer exames complementares e assim possa tratar de forma adequada seu grande amigo.

Texto elaborado pelo MV Raphael M. Nietto – CRMV-SP: 20647